terça-feira, 21 de agosto de 2012





  A MAMÃ LUKY E ALGUMAS 
    CURIOSIDADES DESTA RAÇA           




DálmataHISTÓRIA

O Dálmata tem uma pelagem única, que não existe em mais alguma raça de cães, responsável pela sua popularidade e fácil identificação.
O Dálmata é normalmente bastante alegre, sempre pronto para brincadeiras e longas caminhadas. Os Dálmatas são animais inteligentes, característica responsável por alguma teimosia.
 A pelagem é curta, lisa e grossa e deve ser densa e brilhante. A cor do fundo é sempre branca e as manchas são pretas ou fígado. As pintas devem ser redondas e com 2 a 3 cm de diâmetro. As pintas na cabeça, causa e extremidades são mais pequenas do que as encontradas no resto do corpo. Os exemplares menos manchados são os mais apreciados, sendo considerado defeito quando duas manchas se juntam (excepto nas orelhas).



Personalidade:

O Dálmata é um cão que não requer muitos cuidados especiais. Extremamente activo e brincalhão, precisa de muito exercício.
É especialmente dedicado ao dono, extremamente dócil e amoroso. Caracteriza-se como uma raça leal, inteligente e activa e tem mantido uma grande popularidade há muitos anos.
Esta popularidade pode ser atribuída em grande parte ao "empurrãozinho" de Walt Disney e o seu "Os 101 Dálmatas" lançado em 1961, filme no qual a vilã cobiça a maravilhosa pelagem branca enfeitada pelas pintas escuras para fazer um casaco. Ver mais em arcadenoe.sapo.pt

SER DÁLMATA É...

Atrair olhares admirados com sua beleza
Ostentar elegância
Ser elétrico por natureza
Precisar de muito movimento
Distribuir alegria por onde passa
Estar sempre pronto a corridas e caminhadas
Ser brincalhão, meigo, sociável e dócil com crianças
Ter afinidade com cavalos
Desconfiar de estranhos, e avisar sua presença, com latidos de alerta
Conviver bem com outros animais
Ser rústico, limpo e ter uma saúde de ferro
Adorar passeios de carro
Apreciar a companhia do dono
Viver bem dentro de casa